sábado, 14 de abril de 2012

Carlinhos Cachoeira teria negociado contratação de meia do Atlético-GO Bicheiro, que está preso em Mossoró, seria um dos empresários de Felipe Brisola - que foi comprado por R$ 500 mil junto à Anapolina

As investigações da Operação Monte Carlo, que desarticulou uma quadrilha que explorava jogos de azar em Goiás, esbarraram no futebol. O inquérito da Polícia Federal cita que o bicheiro Carlos Augusto Ramos (o Carlinhos Cachoeira) e o homem apontado como seu braço direito, Wladimir Garcêz, participaram da negociação envolvendo a ida do meia Felipe Brisola da Anapolina-GO para o Atlético-GO. Cachoeira e Garcêz, que estão presos, são os principais suspeitos de comandar um esquema de jogo ilegal em Goiás. 
A Anapolina e o Atlético-GO possuem como patrocinador a Delta Construção. Segundo a Polícia Federal, o bicheiro goiano negociava contratos em nome da empresa. Em quatro oportunidades a transferência de Brisola para o Rubro-Negro é citada no inquérito da PF. No dia 4 de maio de 2011, Carlinhos Cachoeira teria recebido uma ligação de Wladimir Garcêz, que é ex-presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia. Ambos conversam sobre a negociação do meia com o Atlético-GO. O inquérito relata que os dois são empresários do jogador. Neste dia o jovem foi anunciado pelo time da capital goiana.
Trecho do inquérito da Polícia Federal mostra envolvimento de Wladimir Garcêz na transferência de Felipe Brisola para o Atlético-GO (Foto: Divulgação)
Trecho do inquérito da Polícia Federal mostra envolvimento de Wladimir Garcêz na transferência de Felipe Brisola para o Atlético-GO (Foto: Divulgação)Trechos do inquérito da Polícia Federal mostram envolvimento de Wladimir Garcêz na transferência de Felipe Brisola para o Atlético-GO (Foto: Divulgação)
Participação da Delta Construções
O documento da Polícia Federal relata ainda que no dia 27 de maio,  'Cláudio', que a investigação identifica como Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta Centro-Oeste, entrou em contato com o bicheiro e lhe pediu para que fosse à Delta para assinar o contrato de Brisola. No dia 6 de junho, segundo o documento, Carlinhos pede a Cláudio para que ‘Fabinho’ faça o contrato de Felipe Brisola. No dia 29 de junho de 2011, ainda segundo o documento, Cláudio telefonou para Carlinhos Cachoeira e disse que o nome da Delta foi "colocado na negociação do meia".
Trecho do inquérito da Polícia Federal mostra envolvimento de Wladimir Garcêz na transferência de Felipe Brisola para o Atlético-GO (Foto: Divulgação)
Trecho do inquérito da Polícia Federal mostra envolvimento de Wladimir Garcêz na transferência de Felipe Brisola para o Atlético-GO (Foto: Divulgação)Trecho mostra o envolvimento da empresa Delta Construção na transferência de Felipe Brisola para o Atlético-GO (Foto: Divulgação)
  O diretor jurídico do Atlético-GO, Marcos Egídio, confirmou a participação de Wladimir Garcêz na transferência, mas disse que o clube não desembolsou nada para ter Brisola. Disse também que o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia foi um dos responsáveis pelo acerto entre o time rubro-negro e a Delta. Marcos acrescentou que não sabe a procedência do dinheiro investido na compra do meia, nem a relação do jogador com a empresa citada .
- O Wladimir é atleticano, uma pessoa que sempre esteve no Atlético, todos sabem disso, é uma pessoa que sempre colaborou com o Atlético. Ele trouxe alguns patrocinadores, inclusive a Delta Construção, que há quase dois anos é exposta no calção do clube. Sobre a relação de Felipe Brisola com a Delta, eu não tenho  como falar nada, porque não foi o Atlético quem fez o acerto financeiro. Não sabemos se foi a Delta ou outra empresa que procurou, através do Wladimir, a Anapolina para fazer o acerto – comentou.
Segundo Marcos Egídio, atualmente, o Atlético-GO possui integralmente os direitos econômicos de Felipe Brisola. Entretanto, o diretor admitiu que se os investidores do jogador quiserem, um contrato para repartir os direitos do atleta poderá ser feito.
- Qual foi a empresa que sugeriu que fizesse o pagamento, ou se ele – Wladimir Garcêz – próprio tenha feito o pagamento nós não sabemos. Só sabemos que o atleta chegou – ao Atlético – liberado, e há uma parceria que ficou pendente para com o Wladimir. Ele tem direitos econômicos sobre o Felipe Brisola no caso de uma futura venda – revelou.
Felipe Brisola, meia do Atlético-GO (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Felipe Brisola acertou com o Dragão no início de
maio de 2011 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
‘O cheque não era da Delta’
O presidente da Anapolina, Leandro Ribeiro, relatou que concluiu o negócio em uma reunião onde estiveram presentes o diretor de futebol atleticano Adson Batista, o diretor jurídico do Rubro-Negro, Marcos Egídio, o procurador de Felipe Brisola, que seria Wladimir Garcêz, e o advogado do ex-vereador da capital goiana. Segundo o dirigente da Anapolina, o clube de Anápolis recebeu um cheque de R$ 500 mil nominal a uma empresa - mas ele não se lembra o nome da mesma:
- Se foi o Atlético que pagou ou não, pra gente não interessa. O que interessa é que recebemos o dinheiro. O Brisola, ao término do Campeonato Goiano – de 2011 – comunicou que havia algumas pessoas interessadas em investir nele. Eu participei de uma reunião e ficou acertado o valor. Recebi o cheque e posso afirmar que não era da Delta, mas não me recordo o nome da empresa. Pegamos esse cheque e passamos adiante, para quitar umas dívidas, e ninguém nunca reclamou – lembrou.
'O Atlético-GO é um clube transparente'
O diretor de futebol do Atlético-GO, Adson Batista, citado pelo presidente da Anapolina, confirmou que Wladimir Garcêz intermediou a contratação de Felipe Brisola pelo Dragão. Segundo o dirigente, Garcêz é um ‘atleticano de coração’ e, como investidor do meia, se interessou em transferir o atleta para um clube da primeira divisão nacional. Segundo Adson, toda a negociação foi feita de maneira transparente. Assim como Leandro Ribeiro, o diretor rubro-negro afirmou que não sabe por meio de qual empresa foi feito o pagamento.
Com o clube, Wladmir Garcêz sempre foi correto. O que ele faz em sua vida pessoal não nos interessa"
Adson Batista, diretor de futebol do Atlético-GO
- Vou ser bem simples e objetivo. O jogador – Felipe Brisola – era um dos destaques do Campeonato Goiano. Meu papel como diretor de futebol é buscar os melhores jogadores para o Atlético-GO. Contratamos o jogador por meio de um investidor apaixonado pelo clube – Wladimir Garcêz. Como ele efetuou o pagamento eu não sei, mas o que importa é que com o clube tudo foi feito da forma mais transparente possível. Wladimir Garcêz trouxe o patrocínio da Delta Construção para o Atlético-GO. Esta empresa também patrocinava a Anapolina. Isso facilitou a transferência.
Em nota, a Delta Construção informou que "assim como diversas outras empresas, patrocina equipes esportivas em modalidades variadas. Esse patrocínio se da às equipes". A empresa acrescentou que não tem participação em direitos federativos de jogadores.
O diretor de futebol do Atlético-GO não acredita que o fato de Garcêz ter sido preso acusado de ser o ‘braço direito’ de Carlinhos Cachoeira na quadrilha que explorava jogos de azar em Goiás manchará a imagem do clube.
- O Atlético-GO é um clube transparente. Nosso contrato com a Delta Construção está registrado da mesma maneira como os contratos de nossos outros patrocinadores. Com o clube, Wladmir Garcêz sempre foi correto. O que ele faz em sua vida pessoal não nos interessa. Se ele faz algo errado, é problema da polícia.
Felipe Brisola foi contratado pelo Atlético-GO no início de maio do ano passado e fez apenas seis partidas pela equipe. Ele esteve presente nas cinco primeiras rodadas do Brasileirão de 2011, mas sofreu com as seguidas lesões. O jogador retornou aos gramados na 15ª rodada do Goianão deste ano, na goleada contra o Crac por 4 a 1, no Serra Dourada. O meia tem contrato até o final de 2015 com o Dragão.
Felipe Brisola, meia do Atlético-GO (Foto: Divulgação/Atlético-GO)Felipe Brisola sofreu com as lesões no Atlético-GO (Foto: Divulgação/Atlético-GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário