sexta-feira, 13 de abril de 2012

Executivo da empreiteira Delta tinha acesso a Cachoeira Por O Globo (pais.online@oglobo.com.br)


BRASÍLIA - Um dos principais executivos da empreiteira Delta Construções, Carlos Pacheco, teria mantido contato com o contraventor Carlos Cachoeira, preso pela operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Segundo reportagem da revista "Época", nas bancas nesta sexta-feira, Pacheco teria chegado a Cachoeira por intermédio de um dos funcionários da empresa, o diretor Cláudio Abreu.
Pacheco é identificado pela Polícia Federal e por Cláudio Abreu, em gravações, como o "chefe", mencionado em algumas conversas da organização. Segundo a reportagem, em uma gravação do dia 1º de junho do ano passado, Abreu e Cachoeira tentam marcar uma reunião entre o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e Pacheco, em Goiânia. A polícia acredita que eles tratavam de um negócio envolvendo uma subsidiária de uma grande construtora.
Na gravação, Cláudio Abreu pede a Cachoeira para confirmar com Demóstenes o horário da reunião, e Cachoeira cobra de Abreu pagamentos atrasados de Pacheco. Abreu propõe a Cachoeira que Pacheco se torne sócio do bicheiro num empreendimento relacionado ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Comenta que viajará com Pacheco no avião de Cachoeira.
Em outro diálogo, Abreu pergunta se Cachoeira quer "encontrar com o chefe". Cachoeira pergunta se é com o "governador". Abreu diz "com o Fernando". Segundo a PF, trata-se de Fernando Cavendish, o dono da Delta.
O ex-vereador de Goiânia Vladmir Garcez (PSDB) foi preso na operação Monte Carlo por ser um dos principais assessores de Cachoeira na organização criminosa. Garcez é investigado pela PF como outro elo entre a cúpula da Delta e os negócios conduzidos por Abreu e Cachoeira.
A Delta é a empresa que mais fechou negócios com o governo federal dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A reportagem de "Época" aponta que, de acordo com a PF, cerca de R$ 39 milhões saíram dos cofres da Delta para empresas fantasmas controladas por Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário