terça-feira, 17 de abril de 2012

Governadores do PSDB se reúnem para debater administração pública Encontrou ocorreu nesta terça-feira (17), em Curitiba. Governadores debateram a redução de juros das dívidas com a união



Governadores (Foto: Divulgação/ Agência de Notícias do Paraná )Presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (último a direita) também esteve presente no encontro em Curitiba (Foto: Divulgação/ Agência de Notícias do Paraná )

Os governadores do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pará, Roraima e Tocantins se reuniram nesta terça-feira (17), no Palácio Iguaçu – sede do governo paranaense – para discutir a agenda administrativa comum para estes estados. A presença do governador de Alagoas, Teotônio Vilela, estava prevista, mas por problemas pessoais ele não compareceu.
O encontro reuniu no Paraná todos os governadores do PSDB. Juntos, eles discutiram, entre outros temas, a distribuição de recursos federais para os governos estaduais. Ao fim da reunião, os sete governadores assinaram um documento, intitulado "Carta de Curitiba", no qual eles cobram mais equilíbrio na distribuição das verbas federais.
Os governadores também defendem a troca dos indexadores que atualizam os valores das dívidas dos estados com a união. "Precisamos de indicadores e de percentuais para o pagamento das dívidas que possam viabilizar a capacidade de investimento dos Estados”, diz o governador do Paraná Beto Richa.
O texto da carta defende a necessidade de uma agenda do governo federal para a redução dos juros e do comprometimento dos estados com o pagamento de suas respectivas dívidas. Para o governador Antônio Anastasia, de Minas Gerais, é senso comum entre os colegas que a queda dos juros é necessária. "Temos que estabelecer um limite para o comprometimento das receitas com o pagamento de dívidas”, avalia.
Melhorias na saúde
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, acredita que a saúde merece mais atenção do governo federal. Segundo ele, é urgente que haja uma revisão nas tabelas de pagamento aos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Esta é uma das razões pelas quais as Santas Casas e outros hospitais beneficentes estão em situação pré-falimentar. Muitos estão abandonando o sistema”, diz Alckmin.

Simão Jatene, governador do Pará, crê que é necessário se reduzir a desigualdade no Brasil. “O desafio da reconstrução brasileira vai exigir uma enorme capacidade dos governadores de valorizar o que nos aproxima. (...) Precisamos ter inteligência suficiente para utilizar a nossa diversidade para reduzir as desigualdades”,diz Jatene
Eleições municipais
O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra, também esteve presente no encontro. Ele avaliou o cenário da política em Curitiba e projetou que o partido deverá sair vencedor nas eleições municipais de 2012. "A situação do partido, aqui em Curitiba e no Paraná, vai ficar como todos nós esperamos, com a nossa vitória. Nós vamos ganhar", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário