quarta-feira, 18 de abril de 2012

Médicos e pesquisadores criam o 1º coração artificial 100% brasileiro O coração artificial é indicado para pessoas com insuficiência cardíaca grave. A ideia é que ele funcione como uma espécie de ponte, enquanto o paciente aguarda um transplante.


Uma boa notícia para quem espera por um transplante de coração: médicos e pesquisadores criaram o primeiro coração artificial 100% brasileiro. O equipamento deve dar mais tempo para quem está na fila de espera para um transplante. Ele vai ser colocado em cinco pacientes.
Composto de titânio, aço inoxidável e poliuretano, o coração artificial foi inteiramente desenvolvido no Brasil em um projeto que começou há mais de dez anos e foi testado em 33 bezerros. O coração é implantado na altura do diafragma. Os tubos saem para o lado de fora, conectando a máquina a uma bateria e um controlador.
Agora, o coração está pronto para ser usado em pessoas. No Brasil, já se trabalhava com um ventrículo artificial, mas será a primeira experiência com um coração, ou seja, dois ventrículos, em um único equipamento.
Os dois corações, o natural e o artificial, funcionam paralelamente. Se houver algum problema na máquina, o coração de verdade assume o trabalho, o que diminui os riscos.
“Não retirar o coração natural do paciente. Dá mais uma opção para esse paciente, que é colocar o coração artificial abaixo do natural. Ele vai fazer a força de bombeamento ao invés do natural, e o natural não piora e pode até se recuperar. Caso o coração do paciente se recupere, basta retirar o artificial, que o paciente vai ficar com o coração dele”, explica o responsável pelo Centro de Bioengenharia, Aron Andrade.
O coração artificial é indicado para pessoas com insuficiência cardíaca grave. A ideia é que ele funcione como uma espécie de ponte, enquanto o paciente aguarda um transplante. “A ideia é a gente prolongar a vida desses pacientes até eles conseguirem o transplante. Uma vez que você faz isso você salvou a vida dele”, aponta o Dr. Aron Andrade.
O objetivo é que o coração artificial auxiliar possa ser distribuído de graça aos pacientes, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário