sábado, 21 de abril de 2012

MP investiga elo da Delta com Prefeitura de Catalão O promotor Roni Alvacir Vargas, do Ministério Público Estadual, pediu o desarquivamento de um procedimento que havia sido instalado para apurar irregularidades na terceirização do serviço de limpeza pública em Catalão. A cidade é administrada há 11 anos e meio pelo PMDB. O atual prefeito é Velomar Rios.


     O promotor Roni Alvacir Vargas, do Ministério Público Estadual, pediu o desarquivamento de um procedimento que havia sido instalado para apurar irregularidades na terceirização do serviço de limpeza pública em Catalão. A cidade é administrada há 11 anos e meio pelo PMDB. O atual prefeito é Velomar Rios.
     A Delta é conhecida pelo estilo “agressivo” de participar de licitações pelo Brasil afora, e seus sócios e diretores são suspeitos de participar de esquemas de cooptação de políticos e autoridades públicas. A empresa possui forte atuação no Estado, e cumpriu contratos vultuosos não só em Catalão, mas também em Goiânia e Aparecida – ambos municípios administrados por PMDB e PT. Cláudio Abreu, um dos prováveis sócios de Cachoeira, foi fotografado em vários eventos da Prefeitura de Catalão, inclusive vistoriando obras.
     O promotor Roni Vargas esclareceu, no pedido de desarquivamento, que a investigação foi suspensa porque, na época, as análises preliminares não encontraram irregularidades, mas que uma nova leitura dos documentos é necessária diante dos novos fatos, relativos à Operação Monte Carlo.
A operação mostrou que, entre junho de 2010 e abril de 2011, a Delta teria repassado R$ 39 milhões a duas empresas de “fachada” ligadas à organização criminosa liderada pelo contraventor Carlinhos Cachoeira.
     O procedimento preliminar, que foi convertido em inquérito civil público, irá apurar todos os contratos firmados pelo município de Catalão com a empresa Delta Construções S/A. ou empresa pertencente ao mesmo grupo, no período de 2009 a 2012. Além disso, o promotor requereu ao prefeito que apresente, no prazo de 15 dias, cópia completa de todos os contratos e aditivos firmados entre o município e a empresa, cópia completa dos processos licitatórios que culminaram na contratação da Delta Construções e cópia dos documentos relativos à execução das despesas inerentes aos contratos firmados com a empresa (notas de empenho, documentos atestando a realização dos serviços, pagamentos etc.).
      Há ainda investigações em andamento em Aparecida de Goiânia, na prefeitura da Capital e no governo do Estado. A reportagem não conseguiu localizar o prefeito Velomar Rios e o ex-prefeito Adib Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário