sexta-feira, 11 de maio de 2012

CPI da Delta é instalada na Assembleia Legislativa de Goiás Comissão investigará ligações de políticos goianos com Carlinhos Cachoeira. Serão analisados contratos do governo estadual e prefeituras com empresa.


A Assembleia Legislativa de Goiás instalou, na manhã desta quinta-feira (10), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará possíveis ligações de políticos goianos com a contravenção, e contratos do governo estadual e prefeituras goianas com as empresas Delta e Gerplan, entre 1995 e 2012.
Durante a primeira sessão, os deputados que compõem a CPI designaram Helio de Sousa (DEM) para presidir a comissão. A vice-presidência ficou com Mauro Rubem (PT) e a relatoria ficou a cargo de Talles Barreto (PTB). Também definiram um cronograma de trabalho. O grupo vai se reunir às terças-feiras, às 9h, e extraordinariamente sempre que for preciso.Em entrevista ao G1, o presidente Helio de Sousa disse que a função dos trabalhos é investigar, por meio da análise de contratos, as ligações com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro deste ano pela Polícia Federal. "Nós vamos nos basear na Operação Monte Carlo e nos contratos dessas empresas [Delta e Gerplan] com os órgãos públicos", afirmou o democrata.
Investigações da PF apontam que o grupo de Carlinhos Cachoeira tinha ligação com a Delta Construção, empresa prestadora de serviços para o governo e prefeituras de GoiâniaAparecida de GoiâniaAnápolisCatalãoe Jataí. Empresa do suposto contraventor, a Gerplan assumiu a loteria do estado no período em que os jogos eram liberados em Goiás.
Vice-presidente, o deputado Mauro Rubem destacou o fato do objeto de investigação ser muito abrangente. O período de 17 anos [1995 a 2012] foi proposto pela base governista, autora do requerimento que resultou na abertura da comissão.
"Apesar dessa amplitude, eu espero que a CPI dê conta de responder para a sociedade as dúvidas mais atuais: se tinha um tráfico de influência dentro do governo, como funciona a questão da contravenção e a influência desse grupo nas polícias", pontuou.
Convocações
Sobre as possíveis convocações, o petista disse que oposição tem um conjunto de nomes a ser apresentado que inclui secretários de governo, o próprio governador Marconi Perillo(PSDB) e políticos citados, como do deputado federal Rubens Otoni (PT).  Perillo já manifestou a disposição de participar do processo.
Rubem defende que a CPI tenha uma ligação direta com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) em Brasília. O vice-presidente cita como exemplo o depoimento de Carlinhos Cachoeira, marcado para o próximo dia 15 em Brasília, que poderia ser utilizado "em parte" para agilizar e otimizar os trabalhos. "Mas tudo isso vai depender do método de trabalho a ser apresentado", afirma o petista.
Composição
Obedecendo ao princípio da proporcionalidade, a comissão conta com três representantes da base aliada do governador e dois da oposição. Pelo regimento da Casa, os trabalhos da CPI podem durar 90 dias, com direito à prorrogação por mais 30 dias.
A bancada governista na Assembleia indicou o democrata Helio de Sousa, o petebista Talles Barreto e o tucano Túlio Isac. Como representantes da oposição estão Daniel Vilela (PMDB) e o petista Mauro Rubem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário