segunda-feira, 7 de maio de 2012

Crac desiste de participar da série D - vaga goiana pode ficar com times da segundona


Após confirmar sua vaga, Crac desiste da disputa. Itumbiara, Camaleão, Rio Verde e Morrinhos seguem mesmo caminho. Clubes alegam falta de apoio.A Série D foi criada em 2009 como uma alternativa para os chamados ‘clubes de verão’ do Brasil. Com a competição, os times têm a chance de crescer em nível nacional, e preencherem o calendário, que normalmente tinha o segundo semestre vago. Mas desde que foi criada, a competição não tem atraído os goianos. Muitos desistem da disputa, e os que disputaram, reclamam dos prejuízos que tiveram. Em 2012 o filme está se repetindo.

Pelo resultado do Goianão, Crac e Itumbiara teriam direito às duas vagas do estado. Ambos desistiram. O Leão do Sul chegou a confirmar a presença no torneio antes de jogar com o Atlético-GO nas semifinais, mas voltou atrás.
- Nós desistimos por problemas financeiros, está difícil, teríamos só o apoio da prefeitura, e a gente precisa de muito dinheiro, não achamos parceiros, só com a prefeitura não tem condições, ela já gastou muito esse ano – disse Roberto Silva, presidente do Crac.
- A Série D é muito complicada, de tiro curto, tem despesas muito altas, não tem ajuda de ninguém, nós não teríamos o convênio com estado e com a prefeitura pelo ingresso, toda despesa é bancada pelo time. No Campeonato Goiano ainda tem a ajuda da TV, a prefeitura ajudava pagando alguns jogadores, e na Série D não é assim – declarou Raul Jota Santos, diretor de futebol do Itumbiara.
Henrique comemora seu gol pelo Crac (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Semifinalistas do Goianão, Crac desistiu da Série D (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Goianésia ainda estuda possibilidade
Com as desistências de Crac e Itumbiara, as duas vagas do estado de Goiás recaíram para Aparecidense e Rio Verde. As diretorias destes dois clubes também recusaram o convite. Goianésia e Morrinhos ganharam então o direito de disputar a competição. O Azulão do Vale ainda estuda a possibilidade. O presidente do Tricolor dos Pomares, José Lucimar de Paula, já adiantou que seguirá o mesmo caminho dos anteriores. A desistência. Em todos os cinco clubes que já desistiram da disputa da Série D, o argumento para não se aventurar pela competição é o mesmo: a falta de apoio principalmente da CBF.
É inviável. a CBF não banca nada. Só com arbitragem gastamos R$ 7 mil por jogo"
Cocá, diretor de futebol da Aparecidense
- Não vamos disputar por dois motivos. Primeiro que a gente tinha uma informação de que a CBF iria arcar com as despesas de viagem e estadia, e recebi a notícia agora de que a CBF não vai arcar com essas despesas. Segundo que nós não conquistamos a vaga em campo, estamos conquistando essa vaga porque os outros estão desistindo. Quando terminou o campeonato nós dispensamos os jogadores, comissão técnica, o time desmontou – disse Jânio Arantes, presidente do Rio Verde.
A Aparecidense, que aguardava a decisão do Itumbiara para tentar ficar com a vaga, também seguiu a mesma linha do Verdão do Sudoeste.
- Desistimos da disputa, é inviável financeiramente, a CBF não banca nada, por isso que não vamos. É viagem, arbitragem, e nós não temos renda, então é inviável, a gente viu que não tem como participar. Só com arbitragem é 7mil reais por jogo, e não temos ajuda nenhuma – comentou João Rodrigues, o Cocá.
Vaga pode ficar com time da Segundona
A Anapolina já foi comunicada pela Federação Goiana sobre a vaga que tem direito, mas também deve ter o mesmo rumo. Segundo o presidente Leandro Ribeiro, na próxima terça-feira o Conselho Deliberativo do clube se reunirá e discutirá a questão. Mas ele adiantou que a probabilidade maior é que a Xata também desista. Carmo Cirino de Souza, presidente do Goianésia, afirmou que dará a resposta à FGF até segunda-feira. Segundo o presidente da entidade, André Pitta, as vagas podem ficar com times da segunda divisão do estado.- Ainda precisamos ser comunicados oficialmente pelos clubes da desistência, mas caso tudo se confirme, clubes da segunda divisão podem disputar a Série D, como ocorreu em anos anteriores – declarou o dirigente.
Em 2011 os dois representantes goianos na Série D foram Anapolina e Itumbiara. A Xata foi semifinalista do Goianão no ano passado, mas o Gigante da Fronteira estava na Divisão de Acesso do Estadual, e conseguiu a vaga pelas desistências das outras equipes. A Série D deste ano começa no dia 27 de maio. Os dois clubes goianos estão no Grupo A5, que já tem confirmados o Cene-MS, o Gurupi-TO, e um representante do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário