segunda-feira, 14 de maio de 2012

Oitenta famílias ficam sem água e energia na região norte de Goiás Produtor rural de Porangatu conta que jogou fora 180 litros de leite perdido. Celg informou que equipe tentará detectar e solucionar o problema.

 Mais de 80 famílias estão sem energia e água há cinco dias na região norte de Goiás. Moradores da comunidade de Grupelândia, na zona rural de Porangatu, e da cidade de São Miguel do Araguaia estão enfrentando muitas dificuldades. Segundo eles, por causa da falta de energia, a água também começou a faltar e, de acordo com a população, a Companhia de Eletricidade de Goiás (Celg) não sabe informar o que está ocasionando o problema. Em uma mercearia no povoado, depois de quatro dias sem energia elétrica, o sorvete derreteu e não restou outra opção, a não ser jogar aos porcos o que sobrou. “É difícil a gente ter de ir até a cidade buscar e depois ver tudo isso perdido”, lamenta a comerciante Maria Leni Carlos. Na casa da dona de casa Leni Maria de Oliveira a água do tanque está sendo reaproveitada há três dias. “Tem que usar a água duas ou três vezes para lavar as vasilhas e ainda guardar de novo”, diz a dona de casa.A comerciante Maria Divina de Morais também teve prejuízo. Segundo ela, todo o leite foi perdido e a carne está sendo colocada ao sol para não perder: “A gente tem de colocar a carne no sol para não perder, senão vamos ter de jogar tudo fora também”.
O produtor rural Paulo Fulador de Mendonça conta que jogou fora 180 litros de leite que ficaram impróprios para o consumo: “Está totalmente perdido, não serve mais. Tenho dó, mas não posso fazer nada”.
Em São Miguel do Araguaia, os moradores denunciam que a situação segue há mais de duas semanas. De acordo com eles, uma empreiteira que presta serviços para a Celg entrou em greve e disse que só vai voltar às atividades depois que os funcionários receberem o pagamento atrasado e vale alimentação. São apenas 18 funcionários para seis municípios que compõem o Vale do Araguaia, mas 14 deles paralisaram as atividades.
Segundo a assessoria de comunicação da Celg, uma equipe foi enviada ao povoado de Grupelândia para tentar detectar e solucionar o problema. De acordo com a companhia, o local é de difícil acesso e, por isso, as quedas de energia são constantes. A Celg não deu previsões de quando as famílias voltarão a ter energia. Sobre o problema em São Miguel, a Celg disse que ainda não tem um prazo definitivo para resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário