quinta-feira, 19 de abril de 2012

Justiça do TO investiga contratos do governo com construtora Delta

Após instaurar inquérito para apurar eventual favorecimento à Delta pelo governo do Tocantins, o Ministério Público do Estado abriu ontem investigação para verificar contratos da gestão com outra empresa, a Construtora Rio Tocantins.
A construtora, com sede em Araguaína (TO), pertence ao empresário Rossine Aires Guimarães, apontado pela Polícia Federal como sócio de Carlinhos Cachoeira, acusado de liderar uma máfia que explorava jogos ilegais.
Segundo a PF, Rossine também manteve contato com Cláudio Abreu, então diretor da Delta no Centro-Oeste, a quem fez vários empréstimos, e com outros membros da suposta quadrilha.
Nas investigações, ele também é descrito como financiador de campanhas eleitorais --doou legalmente R$ 4,3 milhões para comitês do PSDB e PMDB nas eleições de 2010, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Os contratos da Construtora Rio Tocantins com o governo do Estado somam cerca de R$ 235 milhões e foram feitos de 2008 a 2011, nas gestões de Marcelo Miranda (PMDB), Carlos Gaguim (PMDB) e Siqueira Campos (PSDB).
A maior parte dos contratos é de recuperação de rodovias. Cerca de 60% destes pagamentos ocorreram na gestão de Gaguim, de quem Rossine é sócio na BPR Empreendimentos. Gaguim diz que acelerou as obras devido a protestos populares por melhorias nas estradas.
O governo atual, de Siqueira Campos, diz que apenas seguiu o cronograma de pagamentos firmado em 2010. Miranda nega irregularidade. "Quando fui governador, a empresa do 'seu' Rossine fez todas as obras", disse.
FAZENDA GAMA
Rossine, como é conhecido no Estado, é tido como sócio de Cachoeira na Ideal Segurança. Também foi um dos compradores, junto com Cachoeira e Abreu, de área de mais de 4.000 hectares no Distrito Federal, conhecida como Fazenda Gama.
Conversas telefônicas interceptadas pela PF mostram que Cachoeira negociou propina no Incra para regularizar a área. As gravações mostram que Rossine foi avisado do esquema.

fonte:folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário