quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prefeito de Anápolis confirma reunião, mas nega favorecimento à Delta 'Não tratamos sobre licitação ou qualquer empresa', disse Antônio Gomide. Escutas da PF apontam direcionamento de obra para construtora.

O prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), confirmou, em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (18), ter se encontrado com o senador Demóstenes Torres (sem partido), para tratar sobre um projeto de um parque ecológico na cidade, a 55 quilômetros de Goiânia. No entanto, o petista nega que tenha prometido dar preferência à Delta Contrução. "Não tratamos sobre licitação ou sobre qualquer empresa para a execução do serviço", disse Gomide.
Escutas e relatório do Ministério Público Federal (MPF), divulgados nesta quarta-feira (18) pela página do jornal Folha de S.Paulo na internet, apontam que o senador negociou a liberação de R$ 8 milhões para o projeto em Anápolis, mas, em troca, teria pedido que a obra fosse executado pelo grupo ligado ao empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro durante a Operação Monte Carlo da Polícia Federal. A reunião aconteceu em julho de 2011.

Nas escutas divulgadas pelo site, Cachoeira fala com Demóstenes sobre o encontro.
Demóstenes: Fala, professor
Cachoeira: Fala, doutor. E aí? Teve com o prefeito?
Demóstenes: Tive... Ele saiu daqui agora... [...] E outra coisa que ele me pediu e aí você que vai avaliar... é se vale a pena ou não... ele quer fazer um parque ecológico lá no lugar onde tem um buraco. Certo? Pediu para eu arrumar o dinheiro para ele. Falei pra ele que precisava então que ele passasse, que ele desse... é... preferência para vocês. Ele falou que topava. Aí você vê se vale a pena ou não.
Cachoeira: Então tá bom. A gente volta a falar.



De acordo com o prefeito, Demóstenes se dispôs a repassar uma verba parlamentar para Anápolis e pediu um pré-projeto para apresentar uma emenda parlamentar. Gomide diz que se econtrou com o ex-democrata para entregar a proposta de construção de um espaço ambiental onde hoje há uma erosão no córrego Catingueiro, no bairro São Lourenço. Mas a verba não foi liberada e não houve obra.
O advogado do senador Demóstenes Torres, Antônio Carlos de Almeida Castro, disse à TV Anhanguera que houve uma interpretação errada do conteúdo das ligações telefônicas por parte dos policial que fez as transcrições. Segundo o advogado, Demóstenes não fez nenhuma negociação em favor da empresa Delta.
Antônio Gomide é irmão do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), que aparece em vídeo com o bicheiro em suposta negociação de contribuição não declarada para campanha política. O prefeito disse estar tranquilo quanto à citação e nega qualquer tipo de ligação com Carlinhos Cachoeira. "Estou tranquilo. Sei que não tem gravação minha. Nunca falei por telefone ou me encontrei com ele [Cachoeira] nem em evento social", garantiu.

Demóstenes Torres e a Delta Construção são investigados em inquérito por ligação com o bicheiro. Em nota ao G1, a Delta diz "que é falsa a informação de que Demóstenes Torres seja sócio oculto da empresa e tenha beneficiado a Delta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário